7 de ago. de 2010

Aprendendo a conversar com Deus

Para conversar com Deus é preciso, antes de tudo, aprender a estar em silêncio.
Muitos se queixam de que não conseguem ouvir a voz de Deus, mas não há nenhum mistério nisso.

Deus nos fala. Mas, geralmente, estamos tão preocupados em falar, falar, que Ele simplesmente nos ouve. Se falarmos o tempo todo, nada mais natural do que ouvirmos a nós mesmos.
A meneira mais simples de orar é ficar em silêncio, colocar a alma de joelhos e esperar pacientemente que a presença de Deus se manifeste. E Ele vem sempre. Ele entra em nosso coração e quebranta nossas vidas. Quem teve essa experiência um dia, nunca se esquecerá.
Nosso grande problema é chegar na presença de Deus para ouvir somente o que queremos.

Geralmente, quando chegamos a Ele para pedir alguma coisa, já temos a resposta do que queremos. Não pedimos que nos diga o que é melhor para nós, mas dizemos a Ele o que queremos e pedimos isso. É sempre nosso eu dominando, como se, inversamente, fôssemos nós deuses e Ele estivesse à disposição, simplesmente para atender a nossos desejos. Mas Deus nos ama o suficiente para não nos dar tudo o que queremos quando nos comportamos como crianças mimadas. Deus nos quer amadurecidos e prontos para a vida.

Quem é Deus e quem somos nós? Quem criou quem e quem conhece o coração de quem? Somos altivos e orgulhosos. Se Deus não nos fala, é porque estamos sempre falando no lugar dele.
Portanto, se quiser conversar com Deus, aprenda a estar em silêncio primeiro. Aprenda a ser humilde, aprenda a ouvir. E aprenda, principalmente, que Sua voz nos fala através de pessoas e de fatos e que nem sempre a solução que Ele encontra para os nossos problemas é a mesma que impomos. Deus também diz "não" quando é disso que precisamos. Ele conhece nosso coração muito melhor do que nós, pois vê dentro e vê nosso amanhã. Ele conhece nossos limites e nossas necessidades.
A Bíblia nos dá este conselho: "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto..."

Eis a sabedoria divina, a chave do mistério e que nunca compreendemos. Mais ainda é tempo.
Encontramos, nos livros de Provérbios, a seguinte frase: "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo"

A voz do silêncio é a voz de Deus. E falar com Ele é um privilégio maravilhoso, acessível a todos nós.

Autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário